Os modos de comunicar a Ciência

13 de junho de 2014 -
ed01_osmodosdecomunicar

Palestrante da conferência: 600 pesquisadores de mais de 50 países se reuniram na capital baiana

Salvador sediou entre os dias 5 e 8 de maio a 13ª Conferência Internacional sobre  Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia. O encontro ocorreu pela primeira vez na América Latina e reuniu cerca de 600 pesquisadores de mais de 50 países para debater práticas e estratégias de comunicação e divulgação científica adotadas em diferentes partes do globo.

Com o tema central “Divulgação da ciência para a inclusão social e o engajamento político”, o evento promoveu debates cujo denominador comum foi a busca por uma divulgação científica mais participativa, capaz de contemplar as demandas do público e não apenas reproduzir o modo de pensar dos pesquisadores.

Outro mote foi a promoção do diálogo da produção científica dos países em desenvolvimento com a dos países centrais – em todas as plenárias, a composição das mesas levou em conta essa diversidade.

Um dos debates mais animados foi o que envolveu o papel das novas plataformas da rede mundial de computadores no modo de comunicar a ciência. “Com o advento das novas mídias on-line, as visões tradicionais da comunicação da ciência estão sendo redefinidas”, disse à Agência FAPESP Dominique Brossard, professora da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta